quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Jornal Diário Insular: "PPM apresenta dois projetos para promover os Açores"

"Partido Popular Monárquico dos Açores pretende desenvolver a economia da região. Objetivo é integrar os Açores no mundo.
O PPM já deu entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de dois projetos: a criação de seleções desportivas açorianas inscritas nas respetivas federações internacionais e a criação de um domínio açoriano de primeiro nível na internet.
Na perspetiva do PPM, "nos Açores, ao contrário do que sucede com outros territórios dotados de mecanismos de autogoverno, não se desenvolveram todos os instrumentos de afirmação simbólica da sua especificidade cultural e política".
O PPM defende, ainda, que "a autonomia açoriana não se pode restringir a aspetos meramente administrativos e orçamentais". Assim, o desenvolvimento destes dois projetos preenche uma lacuna existente na promoção da identidade açoriana, esperando o PPM que sejam aprovados pela Assembleia Legislativa da RAA.
Domínio Açoriano
No entender do PPM, este projeto trata uma opção fundamental para o desenvolvimento económico dos Açores e é um meio para a afirmação de uma identidade comunitária específica. Além disso, para os monárquicos açorianos, a identidade e a cultura açorianas permanecem muito vincadas em países e territórios como os Estados Unidos, o Canadá, a Bermuda e o território continental do país.
O objetivo é criar um domínio genérico de primeiro nível de características culturais e económicas da comunidade açoriana. A existência de um domínio com estas características permite situar a marca e a identidade açoriana no mapa digital internacional. 
O PPM pensa que este domínio catalisa a interatividade no âmbito do mundo da diáspora açoriana, fomentando, assim, o aumento exponencial das parcerias de carácter cultural, económico e político.
Desta forma - adiantam - os constrangimentos da insularidade e da dispersão da diáspora açoriana poderão vir a ser ultrapassados pela existência de um domínio identitário, servindo como referência global para toda a vasta comunidade açoriana.
Seleções desportivas
O PPM entende ainda que a criação de seleções desportivas açorianas constitui um passo decisivo na afirmação dos Açores como agente autónomo no panorama internacional. Com a criação deste projeto, o objetivo é fortalecer o quadro simbólico da autonomia e reforçar a unidade do povo açoriano. Apesar das dificuldades acerca da localização periférica dos Açores, há vários clubes a competir, ao mais alto nível, em modalidades desportivas como o andebol, o hóquei em patins, o voleibol ou o futebol.
De acordo com o comunicado do PPM sobre este projeto, "o objetivo passa por concretizar, com políticas concretas e de grande carga simbólica, a capacidade de autogoverno e de afirmação autónoma dos Açores".
Assim, no âmbito destes trabalhos apresentados pelo PPM, "o desporto e a internet são duas áreas em desenvolvimento, onde os Açores se devem afirmar de forma autónoma".
PPM "Insularidade e dispersão da diáspora açoriana podem ser ultrapassados"."
In Jornal Diário Insular