quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Diário dos Açores: Aprovado voto de protesto por ausência de personalidade ligada aos Açores na FLAD

"O parlamento açoriano aprovou ontem, por unanimidade, o voto de protesto apresentado pelo PPM pela ausência de uma personalidade açoriana no Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores lamenta a decisão do Governo da República de não ter indicado qualquer personalidade ligada aos Açores para o Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e também o facto de não ter sido acolhida, pelo Primeiro-Ministro, a recomendação feita pelo Parlamento dos Açores para que tal acontecesse”, lê-se no voto de protesto que propõe ainda, que “seja dado conhecimento do teor deste voto ao Primeiro- Ministro de Portugal”. 
Segundo Paulo Estêvão, deputado do PPM, a FLAD “foi sempre olhada pelos açorianos com algum distanciamento, algo natural tendo em conta que poucas vezes a Região obteve o retorno justo que lhe cabia tendo em conta a vinculação directa entre o papel geopolítico dos Açores e a própria existência da Fundação”.
O deputado defendeu que “o distanciamento dos açorianos e das instituições dos Açores para com a FLAD devia ser motivo de ponderação, quer das autoridades nacionais que com ela se relacionam, quer da própria Fundação”, devido à presença norte-americana na Base das Lajes.
“A opção do Governo da República é de difícil compreensão pelos açorianos e constitui uma opção política condenável”, lamentou Paulo Estêvão.
Berto Messias, líder da bancada do PS partilha da mesma opinião. “Lamentamos que o Senhor Primeiro-Ministro tenha optado por não integrar uma personalidade dos açores, ou com especiais ligações aos Açores, no Conselho Executivo da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento”, afirmou o socialista.
Por seu lado, o deputado social-democrata António Soares Marinho, considerou que o governo da República “esteve mal” por se tratar de “uma decisão que vem enfraquecer o relacionamento da nossa região, com uma Fundação que tem razão de ser na presença militar norte americana na base das Lajes”."
In Jornal Diário dos Açores