segunda-feira, 10 de março de 2008

A Macaronésia como Euro-região

Defendo, há muito tempo, a criação de uma Euro-região na vasta zona insular que inclui os Arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

As Euro-regiões são entidades, verdadeiramente pan-europeias, que beneficiam de formas de financiamento próprio e promovem formas de cooperação multilateral bastante interessantes.

As Euro-regiões surgem e legitimam-se, enquanto projecto transnacional, a partir da existência de vínculos histórico-culturais entre regiões que gozam de proximidade territorial.

Actualmente estas entidades europeias multiplicam-se, por toda a Europa, conforme se poderá observar neste site:

http://www.coe.int/t/e/legal_affairs/local_and_regional_democracy/areas_of_work/transfrontier_co%2Doperation/euroregions/List_of_Euroregions.asp#TopOfPage

Em Portugal regista-se o caso da Euro-região Galiza-Norte de Portugal.

Ora, os quatro arquipélagos da Macaronésia possuem um grande conjunto afinidades históricas, culturais e geográficas. O imenso espaço marítimo que partilhamos possui um imenso valor geoestratégico, nomeadamente como ponte entre três continentes. Também a cooperação e a complementaridade económica contêm um enorme potencial.

Possuindo, hoje, Cabo Verde uma associação especial com a União Europeia, começam a estar reunidas as condições institucionais para avançar com este projecto.

Para este país africano, este projecto constituiria uma vantagem, na medida em que a integração constituiria mais um passo, muito positivo, no sentido da plena integração na União Europeia.

Parece-me fundamental que os Açores surjam como a força motriz deste projecto. Dentro desta vasta Euro-região estar-nos-ia reservado um papel fundamental nas relações com a América do Norte e a Europa.