quinta-feira, 27 de março de 2008

O Duarte Ponte é um Azarento

O Governo Regional iniciou ontem a operação de marketing relacionada com o programa de turismo sénior 60+ “Nunca é Tarde para Descobrir os Açores”. Embalado pela euforia do momento, Duarte Ponte começa por referir, de acordo com o texto de propaganda do site do Governo, que se trata de “um momento histórico da concretização de uma ideia lançada pelo presidente do Governo Regional”.

Depois deste momento “I have a dream”, o Duarte Ponte embalou para uma nova informação cheia de perspicácia: “os Açores são constituídos por nove ilhas”.

Infelizmente, para ele, as coisas começaram a correr mal a partir daqui. A agência Lusa questionou uma das pessoas inscritas no programa. Vale a pena reproduzir o que vem a seguir: “ além de São Miguel, onde vive, Maria Amaral só conhece a Terceira e acalenta o sonho de um dia visitar o Corvo, a ilha mais pequena dos Açores onde residem cerca de 400 habitantes.”

Realmente é preciso ter desdita. Então não é que as pessoas querem vir à ilha do Corvo, precisamente a ilha que o Dr. Duarte Ponte expulsou do roteiro. Como seria de esperar, o censor publicitário do site do Governo Regional não faz referência a este “azar”. O lema do site bem podia ser “branco mais branco … não há”.

Finalmente, questionado pela imprensa sobre a exclusão do Corvo – a imprensa livre é outra coisa que aborrece o Dr. Duarte Ponte – o governante disse: “O Corvo infelizmente não tem dimensão para receber estas viagens de grupo, não porque a residencial local não tenha qualidade, mas porque, para já, não é possível montar um programa de animação recreativa e cultural que este tipo de viagens requer. “

Maior a ilha não ficará, certamente, se é isso que o Dr. Duarte Ponte quer dizer. Se a ideia é incentivar a construção de mais residenciais, quando a actual está, literalmente às moscas, também não se vê a lógica desta afirmação. Se o problema é a dimensão do grupo de visitantes, o lógico é que organizem grupos mais pequenos para a ilha do Corvo. Não vejo onde está escrito nas estrelas que os grupos de visitantes tenham de ser 30. Enfim, pior que cometer um erro é insistir nele, por pura teimosia e desdém.

Além disso, quero agradecer a promoção turística que o Governo Regional nos está a facultar com este discurso do Corvo “não ter condições”. Obrigado Duarte Ponte. Volte sempre.