terça-feira, 1 de abril de 2008

Uma Censura Tipo Assim

Em resultado de um comunicado PPM-A, o Diário dos Açores publicou o seguinte:

"Os órgãos de informação públicos regionais, a RDP e a RTP, começaram, a pedido de alguns líderes políticos do PS-A, nomeadamente do Dr. André Bradford, que o solicitou publicamente no seu Blog: "Um Blog Tipo Assim", uma campanha de censura política contra o PPM-A", denunciou ontem o presidente do directório daquele partido.

"Compreendemos que o activismo político do PPM-A se estava a tornar incómodo para o Governo. Não nos surpreende, por isso, esta alteração de comportamento da comunicação social pública que agora passou a censurar as nossas iniciativas políticas", afirmou.

Em Março, o PPM-A programou, desde o dia 14, duas acções políticas de maior dimensão.

A primeira, agendada para o dia 19 de Março, consistia numa visita ao cais do Porto da Casa, na ilha do Corvo, para aí poder demonstrar a necessidade de alargamento do Cais devido à total saturação do espaço disponível (o número de barcos de pesca profissionais mais que duplicou no último ano e os barcos de recreio aumentaram exponencialmente).

Segundo Paulo Estêvão, os pescadores da ilha do Corvo solicitaram ao PPM-A que fizesse uma intervenção sobre esta questão, pedindo e sensibilizando o Governo para a necessidade de alargamento do cais.

"É uma questão importante, nunca antes abordada. Por que razão a RDP e a RTP censuraram esta visita? A bitola para o PPM-A passou a ser uma intervenção mensal? A televisão e a rádio pública vão fazer a cobertura jornalística deste problema, se for outro partido a tomar a iniciativa?", questionou o presidente do PPM/A.

Paulo Estêvão assegura que "os danos políticos são grandes para o PPM-A que se vê assim confrontado com a impossibilidade de fazer chegar estas questões à televisão e rádios públicas, como os nossos adversários políticos já começaram a divulgar na nossa comunidade".

Ontem, acrescenta, a RTP e a RDP censuraram uma conferência de imprensa que se destinava a denunciar o mau desempenho governativo antes da visita estatutária do Governo.

Sublinhando que "não existe nenhuma razão válida para esta discriminação, que não passa de censura política", o PPM/A assevera: "Não nos vamos queixar a ninguém. Vamos apenas denunciar e lutar pela liberdade contra todas as formas de censura política. Para nós este tipo de episódios só reforça a convicção que o nosso sistema político e comunicacional é cada vez menos livre e pluralista".

O Dr. André Bradford está de parabéns. Os americanos podem não lhe ligar nenhuma, mas a RTP-A demonstrou que lhe reserva uma obediência serviçal. Silenciar os adversários políticos é um excelente método – já testado em todos os regimes totalitários – para ganhar eleições.

Melhor que mandar prender ou espancar adversários políticos – métodos considerados, hoje em dia, demasiado sujos – é impedir que o povo possa conhecer os seus projectos políticos e silenciar as críticas.

Pois eu não me vou calar. Vou lutar pela liberdade de expressão e pela criação de condições democráticas que permitam o pluralismo político nos Açores.

Viva a Liberdade